Estudos da Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada é um dos 5 livros mais lidos no mundo, desde a invenção da escrita, sendo ele o mais lido destes 5, Ora a Bíblia Sagrada é o Manual do Criador para a humanidade. Deus, como criador de todas as coisas, Ele também, fez o Seu Manual, usando 40 homens, em épocas e situações completamente diferentes, mas com uma harmonia incomparável. Hoje com 6 bilhões de cópias, a Bíblia Sagrada, não poderia ficar em outro posto além do primeiro lugar, apesar de ter inúmeras versões, métodos de impressões que vão do pergaminho ao digital, sua influencia na humanidade é inquestionável. Sendo que Deus quer que a Sua Lei esteja também, nos corações, com nas escritas.

Deus disse a Moisés: “Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque Eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu” – Assim, como Deus ordenou a Moisés a escrever sobre os Amaleque, conseqüente Deus, ordenava a Moisés a escrever todos os fatos. Moisés então escreveu o Pentateuco que são os 5 primeiros livros da Bíblia Sagrada, que são:

• Gênesis contém 50 Capítulos - palavra-chave: Principio, tendo como tema principal: o pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua redenção, mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida, cuja história primitiva ali se descreve;

• Êxodo contém 40 Capítulos – palavra-chave: Libertação, tendo como tema principal: A história de Israel desde a morte de José até a construção do Tabernáculo;

• Levitico contém 27 Capítulos – palavra-chave: Acesso e santidade, tendo como tema principal: Como pode um pecador aproximar-se de um Deus Santo? A palavra santo ocorre mais de oitenta vezes no Livro;

• Números contém 36 Capítulos – Lição Central: A incredulidade impede a entrada à vida abundante – Hebreus 3:7-19;

• Deuteronômio contém 34 Capítulos – palavra-chave: Lembra-te (está escrita com freqüência através de todo o livro).

A Bíblia é composta de 66 Livros, e tem 2 partes:

- ANTIGO TESTAMENTO, composto de 27 Livros, sendo 5 Livros (Pentateuco); 12 Livros que, são históricos (Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester); 5 Livros poéticos (Jô, Salmos, provérbios) Eclesiastes e Cantares; 5 Livros Profetas maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel); 12 Livros Profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).

Entre o Antigo e o Novo Testamento, houve 400 anos de silêncio. Neste período nenhum profeta falou inspirado por Deus. Assim, este período é conhecido “os séculos de silêncio”. Neste período houve inscritos que são chamados de Apócrifos, que significa escondido, ou secreto. Existem de 11 a 16, hoje conhecido como canônicos, histórias fora do comum. Esses Livros são: 1 Esdras, 2 Esdras; Tobias; Judite; Adições ao livro de Ester; Sabedoria de Salomão; Eclesiástico; Baruque; Epistola de Jeremias; Canção dos Três Jovens; Sussana; Bel e o Dragão; Oração de Manansés e 1 e 2 Macabeus. Esses livros canônicos, 11 deles são apresentados na Bíblia Católica desde o concilio de Trento, 1546. Porém, na Bíblia Evangélica aceitam os apócrifos somente como livros literário e históricos, mas, não aceitos a sua canoniedade. Portanto, eles não aparecem na Bíblia Evangélica.

- NOVO TESTAMENTO, composto de 29 Livros, sendo 5 Livros Históricos (4 Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e Atos dos Apóstolos; 13 Epistolas Paulinas (Romanos 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon e Epistolas; Epistolas Gerais (Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas) e Apocalipse

Mente quer ter uma vida plena e abundante de Deus em suas vidas, faz uso continuo, pois através deste Livro, apresentaremos a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade (2 Tm 2:15..3:15-16). Pois toda a Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Portanto, como está escrito em Josué: “Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. “ – (Js 1:8)

Jesus manda que examinemos a Palavra: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim...no principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nEle e a vida era a luz dos homens. (Jo 5:39)

Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nelas escritas, pois o tempo está próximo. – (Ap1:3)