A Queda do Homem

Em Gênesis Capitulo 3, nos relata a “Queda do Homem”, através da desobediência.

Deus tem pensamento do bem para com o homem, pois Ele diz na sua Palavra: - Isaías 55:8 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR e Jeremias 29:11 escrito está: - “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” – Mas, infelizmente, Eva e Adão pisaram na bola! Pecaram, ou seja, desobedeceram o SENHOR, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Como Eva, o homem se deparam a cada dia com uma pregadinha (perguntinha astuciosa) de certas pessoas usadas pelo diabo, em lançar “verdinhas”, para colher o "maduro", pessoas dissimuladas. Assim, Eva não pensou antes de responder a pergunta maliciosa da serpente (satanás), simplesmente respondeu, pois já estava na influência da tentação, o mal nunca vai chegar como é, sempre virá com a aparecia de coisa boa "...não é de admirar, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz" - (2 Corintios 11:14). Vai apresentar-se como se fosse a decisão mais acertada, aparentemente bonito aos olhos humanos. - “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? - Gênesis 3:1)

Responde Eva, distraidamente, pois estava no bem bom, no belíssimo jardim do Éden, tudo ali ao eu domínio juntamente com o seu esposo, usufruindo do melhor sem preocupações. É! Cuidado! Mente vazia é um belo alvo para as astúcias de satanás. E, responde Eva a serpente: - “E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais." - (Gn 3:2-3)

Pronto!... Eva desvendou o segredo de DEUS, a serpente, o inimigo de Deus, satanás!. Satanás se encheu de vaidade, e usou de psicologias malignas: - “ Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” - (Gn 3:4-5).

Hum! Pronto!...Abriu os olhos de Eva de desejos mundanos (presta atenção a serpente as suas astusias malignas), ou seja, o apego às delicias terrena. "Eu posso!" Abriu as portas dos cinco sentidos para satanás ter domínio, a mente humana, pois ele e o fundador das tentações malignas, para que ele mesmo, fique acusando a alma humana. Ele tenta, e depois do ato concretizado, isso quanto o homem não viga!...faz as acusações, desequilibrando a alma humana, com sentimentos que não condiz com os sentimentos de Deus. Portanto, na Palavra, escrito estar: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana, mas Deus é Fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livremente, de sorte que a possuais suportar.” (1 Co 10;13).

Observando que no livro de Jó nos deixa bem claro sermos  vigilante com o que pensar e agir no dia-a-dia, pois satanás não dorme, muito pelo contrário, está ligado 24hs. Até mesmo quando estamos formos dormir temos que ser vigilante, orando e pedindo a Deus a proteção, conforme orientar o Salmo 4:8: - "Em paz me deitarei e dormirei, pois só tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança, e, como, também..o Salmo 91:11. - "porque aos seus anjos dará ordens a teus respeito, para te guardaem em todos os teus caminhos.". - Assim, como Jó que aparentemente tudo estava normal. Precisamos está atentos, quando tudo se aparecer normal. - Veja a Página - "Cuidado quando tudo de apresentar "Normal", lebrai de Jó". 
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram oisaabertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais." - (Gn 3:6-7). - Imagino este momento tão horrível para Eva e Adão, quando eles perceberam a grande besteira que eles tinham acabado de fazer. “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

Vamos esclarecer uma coisa: O fruto não se sabe, não foi “maçã”, muito menos o ato sexual. Pois, se o próprio Deus disse: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." - (Gn 2:26-28) - Mas, a vaidade o desejo de ter, ser, eu sou, eu posso, entrou nos cinco sentidos e contaminou o corações (alma humana). O caráter do homem foi danificado, perderam a essência genuína da semelhança de DEUS.

Assim, o homem, antes do pecado, tinha um caráter de Deus, natureza genuína, pura, sem maculas, rugas, sem pecado, sem morte física, sem lagrimas, vida eterna, sem envelhecimento, a mente (celebro) usava-se 100% da inteligência. Lembrando que foi, o Adão que deu os nomes a todas as coisas, aves e animais, e todo que havia no Éden. - ”Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.” - (Gn 2:19-20).

Eles copiosamente choraram, pela desobediência, vendo os danos causados, não só diretamente a eles como a humanidade toda. Maldição sobre a terra, maldição hereditária, doenças, enfermidades, ódio, desamor, inveja, lascívias, ciúme, mentira, traição, maledicências, homicídios, desastres naturais, acidentes, loucura, depressão, perturbação, tribulação e ai vai!

Do temor a Deus, ao medo, desespero, sentimento que não procedi de DEUS, é 100% maligno, sentimento de culpa. O pecado é como ima, atrai, se passar do limites, ele puxa e pronto! Já foi!. É, por isso, que a Bíblia diz “não vem tentação que não seja humana”.

Acontece o estrago! No dia-a-dia, satanás fica colocando seus encantos satânico para atrair pessoas, através dos 5 sentidos (desejos). JESUS diz: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne e fraca” (Mateus 26;41).

Veja que antes não havia sentimento das obras da carne, tais como: “prostituição, impureza, idolatria, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes...” (Gálatas 5:19-21). Portanto, eles (Adão e Eva) tinham um espírito genuíno: “...amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..”. Antes do pecado, Adão e Eva tinham contato direto com Deus, harmoniosa era a vida humana com Deus. E, eles copiosamente choraram...

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” – (Gn 3:8-10)

Que maravilha!.. Deus, e o homem andando no Jardim do Éden, conversando com Deus, face a face, mente sem pecado, sem medo, sem vergonha!... Quando DEUS veio a eles, eles estavam envergonhados, desesperado, assustados, pois as suas consciências lhes acusavam horrivelmente. E, com as suas almas contaminadas, começaram a praticar, os sentimentos carnais da obra da carne. A Palavra diz que teremos nojo das nossas atitudes impensadas: “Eles terão nojo de si mesmo, por causa dos males que fizeram em todas as suas abominações – “Ali, vos lembrares dos vossos caminhos e de todos os vossos feitos com que vos contaminastes e tereis nojo de vós mesmos, por todas as vossas iniqüidades que tendes cometido...Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniqüidades e das vossas abominações.” (Ez 6:9; 20:43 e 36:31) ”.

Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. (Gn 3:7-8)

O que era natural, agradável, tornou um pesadelo para eles (Adão e Eva). Deus os visitavam todas as tardes, as 15horas. Imagine que maravilha! Mas, esses momentos tornaram dolorosos, não por Deus é claro! Mas, suas consciências lhes acusavam, dia e noite.

E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.” – (Gn 3:9-12)

Veja só! Aqui entre eles começam a apontar os dedos, um para o outro. Foi ela, não foi ele, não foi satanás e assim vai!... Mas, Deus sonda os corações: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o possa ver?...Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos...” – (Jr 23:24; Mt 12:25).

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás, todos os dias da tua vida. – (Gn 3:13-14)

Deus e o Plano de Salvação

Disse Deus a satanás: - “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. – (Gn 3:15)

Deus, que é Onisciente e Onipotente, sabia que satanás poderia se manifestar, pois, lúcifer, que se tornou o diabo, satanás, a antiga serpente, sabia Ele que algo aprontaria. Então, Deus mudar aquela horrível situação. Satanás com a sua astúcia, caiu na sua própria. E para ele só resta o lago de enxofre, já projetado por Deus! – Veja que no filma MEGIDDO, sugerido que você assista, você verá que o filmo tem um enredo é claro, a história do homem rico influente que tem 2 filhos e plan...plan..mas, quando a derrota de satanás, realmente eles conseguiram mostrar conforme está em Apocalipse 19:19-21.

Eu, até posso imaginar que, quando Deus, estava criando todas as coisas e Ele olhava e dizia: - “Viu Deus o que tinha feito, e que era muito bom. E houve tarde e manhã – o sexto dia...e abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque descansou de toda a obra de criação que fizera.”.

Como disse: imagino eu, que estava satanás, observando tudo, pois ele foi lançado por terra!...Viu a Terra sendo restaurada, o Éden que Deus projetou para o homem, que Ele fizera a sua imagem e semelhança. Ali crescia a ira, o ódio, a inveja de satanás, pois viu a criação do homem, a imagem e semelhança do Criador, então, satanás olhou para si mesmo, e, viu o que tinha se transformado, numa coisa feia, tenebroso, não mais tinha a imagem angelical e formosura. Mas, se tornará uma criatura horrível. Pois o mesmo, era um Querubim, Lúcifer, “...tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti...Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavam as nações! Tu dizias no seu coração: - Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte, subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante a Altíssimo.” – (Ez 28:14-17; Is 14:12-14).

E projetou na sua ira destruir o homem, pois grande foi o mal que ele causou a humanidade, por ter induzido a mulher, Eva a levar Adão a desobediência, o pecado. Veja no Blogger – A Morte

As conseqüências do pecado, a desobediência à humanidade:

A mulher: “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” – (Gn 3:16)

Ao homem: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” – (Gn 3:17)

Inicia-se trabalho árduo: “Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. 19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” – (Gn 3:18)

Idolatria - A única mulher que Deus se refere mãe de todos: “E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.” – (Gn 3:20) - A Idolatria – Maria – Mãe de Jesus – Veja Página – Maria, a serva obediente.

Expiação - 21 E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. – Veja - A Páscoa

Domínio tomado – “Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.” – (Gn 3:22) – Veja – Cuidado para que não seja tomado de Você a sua benção?

Morte Espiritual: Deus se afastado humanidade – Veja – Reconciliação de Deus com o homem

Entenda uma coisa; que quando Deus estava criando, ou seja, formando a Terra, satanás estava ali a escondida, isto é, ele pensa..., pois Deus é onisciente e onipotente, sabe e ver todas as coisas. Assim, quando Deus ia formando todas as coisas Gênesis 1:...), Deus sempre dizia “isso é bom!” Haja Luz...e assim ia formando tudo o que havia sido um tempo danificado pela queda de Lúcifer (ex-Anjo de Luz)....quando foi expulso do Céu. Faremos sobre isso mais adiante.

Não existia a morte, tanto física como a espiritual, até a desobediência de Adão, que gerou o pecada e o salário do pecado e a morte. Deus criou o homem imortal, pra viver eternamente com Ele, sem dor, enfermidades, mas em total harmonia com o Criador. Como satanás sabia disso, e queria se vingar de Deus, através da sua Criação, o homem, lindo sem defeito, e ele, satanás, que um dia fora um fora uma formosura e que andava entre as pedras preciosas, um Anjo de Luz – chamado Lúcifer. (Ezequiel 28:14 e Isaias). Por isso, a serpente disse: “certamente não morrerás”, ele sabia do estrago que seria se o homem desobedecesse a Deus, pois ele mesmo sabia da sua sina, que é o lago de fogo, o inferno para sempre.

Imagina a dor que Adão sentiu quando entendeu o que tinha feito, pois já sentia vergonha de está nu na presença de Deus e o pior o grande vazio que ficou dentro dele, pois Deus imediatamente, por causa da desobediência, saiu da presença deles Adão e Eva. Grande foi o platô de dor de Adão na palavra diz que ele chorou copiosamente.

Quantas das vezes agente ouve de alguém, - “estou num vazio dentro de mim”, - é, isso, quando agente não tem um encontro com Deus, o hoeme se sente assim, com um grande vazio dentro de si. Isto, por causa do pecado. E, para reconquistar a presença de Deus em nessa vida não tem outra coisa senão ter um encontro com Deus através do seu Filho JESUS. Jesus é o único Caminho, e a Verdade, e a Vida, sem Ele ninguém irá a Deus. Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que enviou Seu único Filho para que todos aquele que nEle crer não pereça, mais tenha a vida eterna. Assim, não existe outra maneira de desaparecer totalmente este vazio dentro de homem, que é confessá-lo como Senhor e Salvador de sua alma. Lembrando que quando Adão pecou Deus perguntou a Adão, porque fizeste isso?!.como ´pecado já havia concebido e a natureza genuína no homem. Com isso, inicia-se as daninhas do mal caráter, o caráter corrompido, danificado pelo pecado: “foi ela(e), as acusações....” – Deus pergunta a Adão, Adão acusa a Eva e Eva acusa a satanás, coisa que é abominável a Deus.

Deus então, logo amaldiçoa a serpente que se tona o grande dragão, que se alimenta das vaidades, mentiras, concunpincência, conforme está escrito em Apocalipse e pelejou o anjo... Deus então diz a serpente: “.........” isso já anunciando o Salvador das almas, que venceria satanás na Cruz do Calvário.

Grande é o amor de Deus por cada pecador. Ele ama a cada homem com o seu amor incondiconalmente. Mas, como Deus é Justiça, todos aquele que confessar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, será justificado em Cristo Jesus. Mas, aquele que ignora este fato, já está condenado. Deus, não tem prazer na morte de ninguém, muito pelo contrário, Ele quer dar vida e vida com abundancia para todos, conforme está escrito em Apocalipse 3:20. “Eis que bato a sua porta se me ouvie e abri a porta, Eu entrarei e cearei contigo e farei morada” - Deus bate na porta do coração do homem por toda a sua vida terrena, até que este abra seu coração para que ele possa entrar. Deus é educado, Ele só entra pela porta, quando o dono da casa abri espontaneamente a sua porta para que Ele possa entrar e fazer morada. Aleluia!

Lembrando acima que não havia a morte, pois Deus fez o homem para O Adorar por toda eternidade. Mas, o homem se afastou dEle, vivendo os prazeres do pecado. Assim, o salário do pecado é a morte, que é está separação de Deus. E, consequentemente a morte física, que, todos os homens experimentarão, mesmo sendo um cristão, até ao final dos Séculos.

Deus pela Sua infinita Misericórdia, enviou seu Amado filho para derrotar satanás através da Sua morte de Cruz, derramando todo o seu sangue e cravando todas as nossas enfermidades, transações e iniqüidades no madeiro, e levando sobre Si. E com isso, todos o que confessá-lo, e permanecer nEle estará livre da condenação eterna.

Satanás quer levar a muitos com ele para o inferno, pois ele odeia o homem, e busca se vingar de Deus através da natureza pecaminosa, que ele mesmo lançou e tem um certo domínio no homem que está afastado de Deus, seguindo as maldade dos parazeres da carne. Com isso querendo ele levar a muitos que está com o endurece o coração para Deus e seguindo-o, o sistema deste mundo, amando mais as coisas do mundo, que a Deus. Mas, diante disso, Deus nunca desiste do homem, o homem que desiste de Deus, com a dureza do coração.